terça-feira, 28 de julho de 2015

" CARIDADE "


Nos caminhos claros da inteligência, muitas vezes, as rosas da alegria incompleta produzem os espinhos da dor, mas, nas sendas luminosas da caridade, os espinhos da dor oferecem rosas de perfeita alegria.

 
Onde a mão doce da caridade não passou, no campo da vida, as pedras e a erva daninha alimentam o deserto; e, enquanto não atinge o cérebro, elevando-se de sentimento ao raciocínio, a ciência é simples cálculo que a maldade inclina à destruição.


Indubitavelmente, a fé improvisa revolucionários, a instrução erige doutores, a técnica forma especialistas e a própria educação, venerável em seus fundamentos, burila gentis homens para as manifestações do respeito recíproco e da solidariedade comum. Só a caridade, porém, edifica os apóstolos do bem que regeneram o mundo e lhe santificam os destinos.
 
A investigação e a cultura erguerão universidades e academias, onde o pensamento se entronize vitorioso, entretanto, somente a caridade possui as chaves do coração humano para tornar melhor a vida.


Cristãos abnegados da era nova, uni-vos sob o estandarte da divina virtude! Não convertais o tesouro do Céu em motivo para indagações ociosas quando, ao redor de vossos passos, se agita a multidão atormentada. Multiplicai o pão da crença e o do reconforto, à frente da turba aflita e esfaimada, porque o Senhor vos renovará os dons de ajudar, toda vez que o cântaro de vosso esforço trouxer aos mananciais de cima o sublime sinal da caridade benfeitora. Estudai e meditai, monumentalizando as obras de benemerência pública e ensinando a verdade imperecível com que a Nova Revelação vos enriquece, mas não vos esqueçais de instalar no peito um coração fraterno e compadecido.
 
Instituições materiais primorosas, sem o seio íntimo da caridade, são frutos admiráveis sem sementes. Sem a compreensão, filha de piedade generosa e construtiva, nossa organização doutrinal seria um palácio em trevas.


Iluminemos ao paraíso, cooperando para que o bem alcance toda a Terra.
 
Fora de Deus não há vida e fora da caridade, que é o Divino Amor, não há redenção.

 
 

Do livro Nosso Livro, pelo espírito Thereza, médium Francisco Cândido Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário